Full Record

New Search | Similar Records

Author
Title [en] PROJECT AND SIMULATION OF A TEST BENCH FOR STEADY-STATE OPERATION OF A REFRIGERATION SYSTEM
URL
Publication Date
University/Publisher Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro
Abstract

[pt] O presente trabalho trata do projeto, modelagem e simulação de uma bancada de testes, com a finalidade de mensurar o desempenho de componentes de refrigeração, para ciclos por compressão de vapor. A configuração da bancada foi concebida para oferecer flexibilidade na escolha dos componentes e estabilidade durante a realização dos experimentos. Um modelo matemático foi desenvolvido e implementado a partir da aplicação dos princípios de conservação da massa e energia para cada um dos volumes de controle dos componentes da bancada. A modelagem considera também as equações de troca de calor, propriedades termodinâmicas e modelos físicos dos componentes, para prever condições de operação da bancada operando em regime permanente. Para a modelagem computacional utilizou-se o software EES-Engineering Equation Solver. O modelo resultante também foi utilizado no pré-dimensionamento dos subsistemas da bancada e na simulação de parâmetros característicos, a fim de delimitar a faixa de capacidades, bem como as variáveis de entrada e saída, necessárias ao controle do sistema. O dimensionamento e a seleção dos equipamentos e componentes foram efetuados com base no refrigerante R134a, como fluido de trabalho. No entanto, o modelo é compatível com a utilização de outros refrigerantes, tais como o R22, R407C, R410A, e outras misturas. O trabalho inclui um modelo para simular o comportamento em regime transiente do tanque inercial térmico com o intuito de estudar a estabilidade e o controle do sistema em regime permanente. A simulação demonstrou que a configuração da bancada garantirá estabilidade e reprodutibilidade dos experimentos nas eventuais variações das condições externas, diferindo, portanto, de grande parte dos sistemas de refrigeração convencionais.

[en] The present work deals with the design, modeling and simulation of a test bench used in evaluating the performance of components of vapor compression refrigeration systems. The mathematical model was developed and implemented based on the application of the conservation of mass and energy principles to each of the control volumes, heat transfer equations, thermodynamic properties for refrigerant and water and existing physical models for the system components were also applied. The software EES-Engineering Equation Solver was used as the computational platform. The resulting simulation program was initially used to size the test bench subsystems and to simulate characteristic parameters in order to determine the range of capacities and input and output variables. Refrigerant R-134a was the working substance considered when sizing and choosing system components, but the model can also be used with R22 refrigerants as well as R410A, R407C and others refrigerant mixtures. The work also includes a transient analysis of the thermal inertial tank with focus on the study of the operational control for the system being operated at steady state. The simulation showed that the layout of the test bench will warrant stability and reproducibility of experiments for eventual…

Subjects/Keywords [pt] SIMULACAO EM REGIME PERMANENTE DE BANCADA DE TESTES; [en] STEADY-STATE SIMULATION OF A TEST BENCH; [pt] CONTROLE OPERACIONAL DE SISTEMAS DE REFRIGERACAO POR COMPRESSAO DE VAPOR; [en] OPERATIONAL CONTROL OF VAPOR COMPRESSION REFRIGERATION SYSTEMS; [pt] TANQUE INERCIAL TERMICO; [en] THERMAL INERTIAL TANK
Contributors JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE
Language pt
Country of Publication br
Record ID oai:MAXWELL.puc-rio.br:23036
Repository puc-rio
Date Retrieved
Date Indexed 2018-03-09

Sample Images

.